sexta-feira, 6 de julho de 2012

Secretaria de Cultura reinaugura Biblioteca em Braille


Secretário de Cultura, David Massena e subsecretária de Leitura, Vera Veronese

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Subsecretaria de Leitura, reinaugurou na quarta-feira, 04, a Biblioteca em Braille, instalada na Biblioteca Municipal de Nova Friburgo. Para o secretário de Cultura, David Massena, “esse espaço reaberto e dedicado aos deficientes visuais é da maior importância, porque é mais uma barreira vencida”. Massena não pára por aí e já tem mais dois projetos a serem realizados para a Sala. Segundo ele, na próxima semana estará no Instituto Beijamin Constant, no Rio de Janeiro, a fim de viabilizar um curso para qualificar professores em Braille, pois cerca de 90% dos deficientes, em Nova Friburgo, não sabem ler por esse método. Além disso, dará início ao projeto “Ler em Casa”, onde o deficiente visual poderá ligar para a biblioteca e pedir um livro por telefone, que ele será entregue em casa.

Segundo a subsecretária de Leitura, Vera Veronese, o acervo foi montado através de doações, inclusive do Instituto Beijamin Constant. Vera disse que a sua preocupação em reativar essa Sala está em uma questão: “como estimular a visita dos deficientes visuais, se eles não sabem Braille? A gente também não tem um censo que nos indique o número dessa população.”

Alfabeto em Braille

A tesoureira da Associação Friburguense de Deficientes Visuais (AFRIDEV), Wanda Guebel Maduro, também esteve na reinauguração do espaço e disse que “a maior dificuldade para um deficiente visual é a acessibilidade, é o ir e vir”. Para ela, “a biblioteca é da maior importância, porque nos dá acesso à leitura, mas, infelizmente, a gente não tem apoio para chegar até aqui no que diz respeito à mobilidade, por conta das ruas muito cheias, por exemplo, e, quando se chega aqui, a gente não sabe ler em Braille. Então, as nossas maiores dificuldades são essas: acessibilidade e a leitura em Braille”. A AFRIDEV, diz ela, se mantem com as doações de seus 40 associados, entre voluntários e deficientes.

No momento, estão disponibilizados mais de 300 títulos em Braille e 250 títulos em áudio, em mil CDs. A subsecretária quer contar com o apoio de voluntários para a gravação de mais títulos, para aumentar o acervo da audioteca e variar os gêneros literários, a exemplo de Gerda Foepel, que deu início a esse trabalho voluntário de gravações. A biblioteca funciona no prédio anexo à Câmara Municipal, na Rua Farinha Filho, todos os dias, das 8h às 19h, e em Olaria, na Rua Julio Antonio Thurler 18.

Fotos: Solange de Paula

Fonte: http://novafriburgo.rj.gov.br/2012/07/secretaria-de-cultura-reinaugura-biblioteca-em-braille/#ixzz20F0zqzx5