quinta-feira, 28 de junho de 2012

Secretaria de Cultura reinaugura Sala de Leitura em Braille

A Secretaria de Cultura, por meio da Subsecretaria de Leitura, vai reinaugurar, no próximo dia 4 de julho, às 16 horas, a Sala de Leitura em Braille, na Biblioteca Municipal de Nova Friburgo. A Sala foi criada em 2007, mas não estava sendo utilizada plenamente por falta de divulgação. À época, foi feita uma parceria com a Associação Friburguense de Deficientes Visuais (AFRIDEVI), que usou o espaço, mas por pouco tempo, porque não havia muito público.


Biblioteca Municipal de Nova Friburgo

A subsecretária de Leitura, Vera Veronese, disse que sua preocupação é saber quantos fazem parte dessa população que tem deficiência visual, até porque muitos deles não devem saber ler em Braille. Então, a funcionária da biblioteca, Thami Schumacker, vai fazer o curso de Braille, para que a biblioteca tenha um atendimento mais técnico. Para Vera, é importante que as pessoas saibam que existe essa sala para deficientes visuais e que ela conta com um acervo de mais de 300 títulos como: Monteiro Lobato e outros clássicos, além de best sellers como “Código Da Vinci”, “O Caçador de Pipas”. Às vezes, disse ela, nós recebemos títulos em braille, que ainda não chegaram à biblioteca, como “Memórias de uma Gueixa”. O público que mais frequenta a Sala de Leitura em Braille são adolescentes de 14 a 16 anos. As crianças ainda não têm esse hábito. A Sala também tem uma áudioteca, com um acervo com 250 CDs, que Vera espera aumentar, chamando voluntários para gravar mais áudiolivros, incentivando assim o hábito da leitura. Agora, diz Vera, nós iremos divulgar a Sala nas escolas para que esse público frequente mais o espaço, para a democratização da leitura.


Acervo da Biblioteca em Braille

A biblioteca em Braille, segundo Vera, tem o objetivo de atingir o maior número de pessoas, para que elas saibam que há esse serviço, que é de utilidade pública. Será feita uma reabertura, mas ela já está funcionando. A Biblioteca Municipal conta com mais de 31 mil títulos e uma sala de leitura, em Olaria, que é uma extensão da biblioteca.

São várias programações realizadas dentro da biblioteca como, por exemplo, as Rodas de Leitura, quando leitores se reúnem para falar de algum autor, o que acontece sempre na última semana do mês. Tem também a sala de leitura infantil. Segundo Vera, as escolas são contactadas e os alunos podem ouvir as histórias dos contadores de história, que trabalham com livros de Monteiro Lobato, por exemplo.

Biblioteca Comemora Centenário de Jorge Amado

A Biblioteca Municipal de Nova Friburgo também vai comemorar o Centenário de Jorge Amado, em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, firmada quando a subsecretária Vera foi a Salvador. Eles mandaram o material para fazer a exposição, que acontecerá no foyer do Teatro Municipal, de 01 a 10 de agosto de 2012, em parceria com a Secretaria de Educação. Os alunos poderão participar do projeto que, inclusive, contará com leitura dos dois únicos livros infantis que Jorge Amado escreveu e que poucos sabem, que são: “Gato Malhado e Andorinha Sinhá”, livro infanto-juvenil escrito em 1976, e “A Bola e o Goleiro”, literatura infantil (1984), que falam de amizade. Jorge Amado é o autor brasileiro mais conhecido no mundo inteiro e tem seus títulos traduzidos em várias línguas.
Thami Schumacker fará um curso de leitura em Braille para dar suporte aos frequentadores com deficiência visual


Agentes de Leitura receberão material na Biblioteca Nacional

Segundo a subsecretária, Vera Veronesi, foi conseguida uma reaproximação com a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e com o Ministério da Cultura (Minc), através da Secretaria de Cultura. Assim, foi dado o ponta pé inicial para a formação dos Agentes de Leitura e, no próximo dia 30, sábado, às 9h ela segue para o Rio de Janeiro junto com os cinco aprovados para receberem o material (boné, camiseta, mochila, 1 bicicleta e 100 livros), além da primeira aula de capacitação. Eles passarão o dia todo com o presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, com o subsecretário de Cultura, Beto Grillo, e com o secretário de Educação, Ricardo Lengruber.

Fotos: Solange de Paula

Fonte: http://novafriburgo.rj.gov.br/2012/06/secretaria-de-cultura-reinaugura-sala-de-leitura-em-braille/#ixzz1zs09uyEu