terça-feira, 24 de julho de 2012

Nova Friburgo sedia o Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura

Para o secretário de Cultura, David Massena, o evento é essencial para que os participantes afinem o discurso e possam lutar juntos por recursos e pelo enquadramento de projetos culturais nas leis de incentivo fiscal

Cristina Sacchetto, do SEBRAE, David Masena, secretário de Cultura de Nova Friburgo, e Nara Zeitune, da secretaria de Cultura de Teresópolis, estiveram entre os participantes do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura realizado em Nova Friburgo. (a partir da esquerda)

O município de Nova Friburgo foi sede, na manhã desta segunda-feira, 23 de julho, do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura. O encontro foi realizado no Palácio da Cultura de Nova Friburgo e teve como tema principal a apresentação do Projeto Circulares, proposto pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que prevê a criação de um corredor cultural entre os 15 municípios participantes do Fórum. Segundo o Projeto Circulares, a ideia é realizar uma intensa circulação e troca de agentes culturais e artísticos entre os municípios serranos participantes do Fórum.

Subsecretário de Cultura de Nova Friburgo, Beto Grillo, destacou que a Região Serrana é uma parte importante do PIB (Produto Interno Bruto) da cultura do Estado.


O Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana, representado por secretários de cultura ou coordenadores municipais de cultura, é formado pelas cidades de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes e Cachoeiras de Macacu. Mensalmente, o Fórum se reúne em uma das cidades participantes com o objetivo discutir e executar uma agenda comum para a gestão pública de cultura para a região.

Fernanda Gripp e Heliana Marinho representaram o SEBRAE, que é um dos colaboradores do Fórum. (a partir da esquerda)

No encontro de Nova Friburgo, Cristina Sacchetto, consultora do SEBRAE, que é um dos parceiros do Fórum, apresentou os detalhes do Projeto Circulares, já aprovado pela Lei Rouanet (lei federal de incentivo à cultura), e que já está na fase de captação de recursos. Dentro do projeto, estão previstas apresentações artísticas e oficinas de capacitação dos agentes culturais, entre os municípios, com a proposta de uma espécie de intercâmbio cultural. Assim, conforme o Circulares, um município participante do Fórum, uma vez por mês, vai realizar atividades locais e também contará com a participação de agentes culturais de outros municípios do grupo, fazendo com que a cultura efetivamente circule na Região Serrana. No projeto, também está prevista a entrega de kits com equipamentos culturais, que depois que o Projeto Circulares passar, os materiais serão doados aos municípios, como tendas, equipamentos de som, de luz, praticáveis para a montagem de palcos, cadeiras e vários outros. Além de Cristina Sacchetto, o SEBRAE também esteve representado no Fórum pela gerente de Desenvolvimento da Economia Criativa do Sebrae RJ, Heliana Marinho.

Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura foi realizado em Nova Friburgo, e contou com a apresentação do Projeto Circulares, que prevê a criação de um corredor cultural entre os municípios da Região Serrana

Nova Friburgo é representada no Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura pelo secretário municipal de Cultura, David Massena. O secretário destacou que a realização do Fórum em Nova Friburgo, com a apresentação do Projeto Circulares, ajuda a reforçar Nova Friburgo como um polo agregador da cultura de toda a região e ainda acrescentou: “Já surgiu, como proposta da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo, a criação do Seminário Serrano dos Gestores Públicos de Cultura, que deve ser realizado até o final do ano, e terá como objetivo não somente o alinhamento do discurso, mas também a prática da cultura entre os municípios participantes, levando-se em consideração as peculiaridades de cada participante do Fórum”, explicou David Massena. Além disso, o secretário frisou que a união dos municípios é muito importante, principalmente porque os 15 possuem muitas coisas em comum, inclusive as dificuldades e deficiências, como a luta por patrocínio e o enquadramento de projetos nas leis de incentivo fiscal.

Para o subsecretário de Cultura de Nova Friburgo, Beto Grillo, o Fórum e a implantação do Projeto Circulares são ações valiosas para toda a Região Serrana, uma vez que os 15 municípios podem unir suas forças. “Com essa união, cria-se uma força política que pode fazer frente à gestão de cultura pública nas esferas estadual e federal. Assim, esses municípios podem estar representados para efetuar a discussão de políticas públicas federais e estaduais para a região, criando mecanismos como o aporte de recursos para os municípios serranos”, destacou o subsecretário, que disse ainda que atualmente a Região Serrana é uma parte importante no PIB (Produto Interno Bruto) da cultura do Estado.

Fotos: Daniel Marcus


Fonte: http://novafriburgo.rj.gov.br/2012/07/nova-friburgo-sedia-o-forum-serrano-de-gestores-publicos-de-cultura/#ixzz21YxlDvVC