quarta-feira, 25 de julho de 2012

Útima semana do Festival SESC Rio de Inverno promete ser agitada em Nova Friburgo

Público ainda pode curtir Paula Santoro, Lô Borges, espetáculos infantis, dança, teatro, encontro literário e homenagens a Elis Regina, Clube da Esquina e Nelson Rodrigues

O último fim de semana do Festival SESC Rio de Inverno promete agitar o público em Nova Friburgo. Na sexta-feira (27/7), às 21h, a quadra do SESC Nova Friburgo recebe Paula Santoro e Lô Borges, em uma grande homenagem a Elis Regina. Considerada uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, Elis gravou uma série de canções de compositores e letristas geniais, muitos deles mineiros, como Milton Nascimento, Lô Borges, João Bosco e Fernando Brant, entre outros.

Em 2012, também estão sendo comemorados os 40 anos de lançamento do álbum Clube da Esquina (de Milton Nascimento e Lô Borges), um dos 10 discos mais importantes da música brasileira. Unindo esses dois acontecimentos marcantes, a cantora mineira Paula Santoro, acompanhada de seu Trio – Marcelo Castro Costa (baterista), Rafael Vernet (tecladista) e Rodrigo Villa (baixista) – interpreta as canções dos mineiros gravadas pela Pimentinha, contando com a participação especial de Lô Borges, um dos artistas mais criativos e talentosos do Brasil.

No teatro, a peça “O beijo no asfalto” homenageia o centenário de nascimento de Nelson Rodrigues, importante dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro. O espetáculo foi inspirado na história real de um repórter que foi atropelado e, antes de morrer, pediu um beijo a uma jovem que tentava socorrê-lo. Na história de Nelson Rodrigues, o personagem pede um beijo ao jovem Arandir. Um jornal publica o fato de maneira sensacionalista, causando transtornos na vida do rapaz. A apresentação será na sexta-feira (27/7), no teatro do SESC Nova Friburgo, às 20h.
Na dança, o espetáculo “O tempo do meio” retrata o resultado de um projeto de investigação coreográfica inspirado na noção do tempo como presença. A Esther Weitzman Companhia de Dança tem um histórico de 12 anos de contínua pesquisa sobre o diálogo entre a dança e o silêncio, no qual são criadas paisagens físicas e sonoras. Em cartaz no sábado (28/7), às 19h, no teatro do SESC Nova Friburgo.

Na sexta-feira (27/7), às 18h, na biblioteca do SESC Nova Friburgo, o encontro literário “Manifestos contemporâneos”, com João Paulo Cuenca, Miguel Jost e Marcio Debellian, propõe discutir tanto o Movimento Modernista quanto o repertório cultural que posteriormente dialogou com suas premissas estéticas como o Tropicalismo, a poesia dos anos 70 e 80 e o Mangue Beat. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Para a criançada, a diversão está garantida neste fim de semana com os espetáculos infantis “Polenta com Radite” (28/7) e “O homem que amava caixas” (29/7). A primeira peça se passa no Brasil dos anos 40 e mostra o encontro de Polenta, um imigrante italiano que está voltando para sua terra natal, e Radite, uma jovem sonhadora que está saindo de sua casa no interior, para ser artista na cidade grande. Já em “O homem que amava caixas” os atores contracenam com objetos e bonecos em um cenário composto de caixas que se transformam em casa, montanha, castelo e aviões a partir da manipulação direta. Ambos na Tenda Pomar no SESC Nova Friburgo, às 16h, com classificação livre e entrada gratuita.

Encerrando o festival em Nova Friburgo, no domingo (29/7), às 18h, na quadra do SESC, um programa para curtir em família. Com entrada gratuita, “Felinda” conta a história de uma moça, nem feia e nem linda, que vai atrás do circo para fugir com os artistas. Sem memória, apenas esse desejo permanece, fazendo com que ela veja todos os artistas circenses em ação.

O destaque deste ano do Festival SESC Rio de Inverno, no quesito organização, é o apoio que a Prefeitura de Nova Friburgo vem dando ao evento, onde o Governo Municipal se dispôs a divulgar o evento, ceder espaços públicos para as apresentações, assim como todo o apoio necessário e possível na organização e manutenção por meio das secretarias de Ordem Urbana, Guarda Municipal, Comunicação e AUTRAN (Autarquia Municipal de Trânsito).