terça-feira, 10 de julho de 2012

Começou em Nova Friburgo o Festival SESC Rio de Inverno 2012

Destaque deste ano, no quesito organização, é o apoio que a Prefeitura de Nova Friburgo vem dando ao evento

Grupo de chorinho Meu Chapéu virou Pandeiro


Foi lançado oficialmente, para convidados e autoridades, na noite da última quinta-feira, 05 de julho, o Festival SESC Rio de Inverno 2012 de Nova Friburgo, que conta com edições também nas cidades de Petrópolis e Teresópolis. O evento foi realizado na sede da unidade em Nova Friburgo e teve a apresentação do grupo de chorinho Meu Chapéu Virou Pandeiro.

Na ocasião, o gerente do SESC Rio em Nova Friburgo, Carlos Rocha, destacou que todo o festival conta com mais de 120 atrações e 245 apresentações, sendo 70% da programação totalmente gratuita. Carlos Rocha explicou ainda aos presentes o tema deste ano: “Linha do tempo – 1912 a 2012: um passeio por 100 anos da cultura brasileira”. Conforme a temática proposta, as apresentações fazem uma viagem cultural, com homenagens aos centenários de Luiz Gonzaga, Herivelto Martins e Nelson Rodrigues; aos 40 anos do Clube da Esquina; um balanço da obra de Elis Regina (que se foi há 30 anos), entre outras.

O destaque deste ano, no quesito organização, é o apoio que a Prefeitura de Nova Friburgo vem dando ao evento. Para o prefeito Sérgio Xavier, é essencial a parceria do Governo Municipal com o SESC Rio para o sucesso e a segurança do evento. “A Prefeitura se dispôs a divulgar o evento, ceder espaços públicos para as apresentações, assim como estamos dando todo o apoio necessário e possível na organização e manutenção por meio das secretarias de Ordem Urbana, Guarda Municipal e AUTRAN (Autarquia Municipal de Trânsito)”, enalteceu o prefeito Sérgio Xavier.

Mauro Lopes Rêgo, gerente do departamento nacional do SESC, Felipe Reif, superintendente de Produtos e Serviços do SESC Rio, Davi Massena, secretário de Cultura de Nova Friburgo e Carlos Rocha, gerente do SESC Nova Friburgo.

Em seu discurso, durante a abertura do festival, o secretário municipal de Cultura, David Massena, afirmou que tem muito orgulho de já ter feito parte da equipe do SESC Nova Friburgo, e que a instituição é um verdadeiro pilar da cultura de Nova Friburgo. “O SESC é uma entidade que eu tenho o maior respeito, prezo e conheço muito bem, até porque já fiz parte da equipe do SESC. Além disso, só temos o que agradecer por tudo o que o SESC vem fazendo ao longo desses 50 anos pela nossa cidade. Sem dúvida, é uma das instituições mais engajadas e fomentadoras da cultura de Nova Friburgo”, destacou o secretário, que também fez questão de frisar que o resgate da parceria entre o Governo Municipal e o SESC Nova Friburgo é algo positivo para ambas as partes, mas, principalmente, para os friburguenses.

O resgate da parceria entre o SESC Nova Friburgo e a Prefeitura de Nova Friburgo também foi enfatizada, como um ganho inestimável para a cidade, pela subsecretária municipal de Turismo, Mabel Povoa, que também prestigiou o evento.

No lançamento do festival também estiveram a assessora de Comunicação da Prefeitura, Janayna Saade, o subsecretário da Guarda Municipal, André Luís da Silva Santos, o subsecretário de Ordem Urbana, coronel Claudecir Ribeiro e o secretário de Educação, Ricardo Lengruber.

Festival começa com várias atrações que aqueceram os friburguenses

A primeira semana do Festival SESC Rio de Inverno em Nova Friburgo já começou com muitas atrações musicais. A abertura do evento na sexta-feira (6/7), às 20h, contou com show da Banda de Pífanos de Caruaru, que fez uma homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga. A Banda de música popular é a mais antiga do país, há 74 anos em atividade, contou com a participação da dupla de repentistas Castanha e Caju.

No sábado (7/7), às 19h, de graça, o baixista Ronaldo Diamante e o saxofonista Daniel Garcia tocaram clássicos da música brasileira e composições originais, com novos arranjos. No repertório, entre outras canções, estiveram “Maracangalha”, de Dorival Caymmi, “Até quem sabe”, de João Donato” e “Três apitos”, de Noel Rosa. Já às 21h, grandes nomes do acordeom passearam por vários estilos, como samba, choro, forró e, claro, baião.
 
 

A dupla Caju e Castanha.

Fechando o fim de semana musical, no domingo (8/7), às 18h, Alceu Valença apresentou o show “Lua e eu”, inédito no Rio. Nascido no agreste pernambucano, o músico cresceu escutando a música de Luiz Gonzaga e os elementos originais que ajudaram o Rei do Baião a consolidar seu estilo. A relação entre os dois artistas é evidenciada no número que juntou “Asa branca” e “Anunciação”, compostas, respectivamente, por Luiz e Alceu. Toadas como “Estrada de Canindé” e “Solidão” e baiões como “Coração bobo” e “Baião” também embalaram os que estiveram no show. Já “Tropicana”, “Vem Morena”, “Juazeiro” e “Na primeira manhã” falaram de amor.

O teatro também teve vez no domingo (8/7), às 11h, na Praça Getúlio Vargas, com o coletivo teatral Sala Preta, de graça, com duas peças ao ar livre. A primeira, “A noiva de Gonzagão”, lembrou Luiz Gonzaga, e a segunda, “As viúvas de Domingos”, foi dedicada a Dominguinhos.
 
 
 Alceu Valença aquece o público friburguense

As crianças também puderam se divertir com as artes cênicas. No sábado (7/7), às 16h, o musical “O cavalo transparente” contou a história da busca de uma cigana por um vidro de perfume que tem dentro todas as tristezas do mundo. Já em “Perez e Gil, piratas”, também apresentado no domingo (8/8), também às 16h, contou a história de um pirata, convencido por seu papagaio, a contar suas aventuras. Ambos os espetáculos foram gratuitos.

Já a galeria do SESC Nova Friburgo ganha o colorido de 16 caricaturas feitas por cartunistas e chargistas sobre o escritor Jorge Amado. Chico Caruso, Cavalcante, Ique e Liberatti estão entre os artistas que retratam o baiano que ajudou a difundir a cultura regional brasileira no exterior.
Os amantes da dança contarão, a partir do dia 12/7, com uma programação especial. Neste dia, terão início duas oficinas. A de dança clássica será ministrada por Francisca Timbó e a de dança contemporânea, por Andrea Jabor. As inscrições devem ser feitas no SESC Nova Friburgo. Às 16h, a videodança é destaque com mostra e palestras de Luciano Ponso e Leonel Brum. Às 20h, a companhia paulista Ballet Stagium faz uma homenagem ao centenário de Adoniran Barbosa com o espetáculo “Adoniran”.

Serviço:

Festival SESC Rio de Inverno

6 a 29 de julho

SESC Nova Friburgo – Av. Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras 

Tel: (22) 2543-5000

Bilheteria: terça a domingo, 9h às 21h

Fotos: Eny Miranda

Fonte: http://novafriburgo.rj.gov.br/2012/07/comecou-em-nova-friburgo-o-festival-sesc-rio-de-inverno-2012/#ixzz20QgqU1Cf