quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Patutos, um sonhador

Cartunista expõe no Centro de Arte desenhos de personagem inspirado em sua própria história de vida

 
“Hoje quando desenho, realizo meus sonhos de chegar longe. O Patutos é isso. É querer ir longe sem sair de uma folha. É ter vida e sonhos contados em gravuras”
“Hoje quando desenho, realizo meus sonhos de chegar longe. O Patutos é isso. É querer ir longe sem sair de uma folha. É ter vida e sonhos contados em gravuras”

Leonardo Lima

Desde esse 31, o jovem Rafael Araújo iniciou no Centro de Arte de Nova Friburgo a Expo Real Life, que reunirá desenhos de seu principal personagem: Patutos. Segundo o cartunista, ele foi criado há pouco mais de dois anos e é um ser que vem de outro planeta e se assusta com o que encontra na Terra. “Ele sofre um baque quando chega aqui e tenta trazer o seu mundo para cá. O Patutos mostra, com suas atitudes, que ações simples poderiam ser tomadas para melhorar a vida das pessoas”, explica Rafael.

A mostra exibirá, ao todo, 26 desenhos, incluindo alguns inéditos. No entanto, o que poderia ser apenas a gravura de um ser de outro mundo, tem um significado maior. Patutos é inspirado na própria história de Rafael, que passou praticamente toda a infância e adolescência em abrigos e orfanatos. Dos 8 aos 18 anos, inclusive, foi interno da Aldeia da Criança Alegre, em Salinas. Sem contato com familiares, o jovem revela que viu na arte de desenhar um ponto de apoio para sua vida.

A identificação com Patutos é tamanha que ele se recusa a se desfazer de qualquer um de seus desenhos do personagem. “Eu vejo o Patutos como se fosse para mim. Tenho muito ciúme mesmo. Não dou e também não vendo nenhuma ilustração dele”, afirma, para em seguida explicar que a forma encontrada para agraciar os admiradores de seu trabalho foi inventar outro personagem. “Eu criei o projeto Desenhos pelo Mundo, que retrata a vida do Pintinho, que é um pássaro que não consegue voar. É um ser otimista, que admira muito as coisas que observa”, conta o cartunista, que em pouco tempo já tem mais de 150 seguidores nas redes sociais, incluindo pessoas de países da América Latina e Europa. “Sempre disponibilizo um desenhos do Pintinho no Facebook e a primeira pessoa que escrever ‘eu quero’ nos comentários é a dona desse desenho. Não cobro nada mesmo por eles, pago até mesmo as taxas de envia”, revela.

No último mês de maio, Rafael Araújo realizou no Friburgo Shopping sua primeira exposição, que em 15 dias reuniu quase seis mil visitantes. A expectativa do artista agora é, pelo menos, repetir o feito. Apaixonado por desenhos desde a infância, ele recorda que, a princípio, utilizava o mesmo estilo de outros desenhistas, mas logo passou a ter sua própria marca. “Nunca fui de copiar nada. Não sei copiar nem mesmo os meus próprios desenhos. Um nunca fica igual ao outro. Hoje quando desenho, realizo meus sonhos de chegar longe. O Patutos é isso. É querer ir longe sem sair de uma folha. É ter vida e sonhos contados em gravuras”, analisa Rafael, que agradece aos amigos Fábio FG, que realizará uma apresentação musical na abertura da exposição, e Lucas Pinho, responsável pelo design gráfico da mostra.

De acordo com o cartunista, Patutos mostra ações simples que poderiam ser tomadas para melhorar a vida das pessoas

Criado há dois anos, personagem é inspirado na própria história de vida de seu autor