segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Exposição Coletiva Itinerante de Artes Visuais - “Lá Vai A Noiva ou, A Noiva Despida D’Aprés Duchamp”

A Exposição Itinerante “Lá Vai Noiva ou, A Noiva Despida D’àpres Duchamp”é uma mostra coletiva que reúne diversos artistas contemporâneos sob um mesmo tema: a obra “O Grande Vidro ou, a Noiva Desnudada por seus celibatários, mesmo”, de Marcel Duchamp – grande ícone da arte moderna e contemporânea. Sua Poética singular leva adiante a definição de Leonardo Da Vinci de que a arte é coisa mental. A obra em questão é um enigma e como tal, não é algo que apenas se contempla, se decifra ou se deixa devorar.

Decifrando Duchamp à sua maneira - alguns singelos, outros ácidos, uns curiosos, outros amargos; cada qual com as mídias e poéticas que lhe cabem, os trabalhos conversam-se e instigam-nos, quesitos fundamentais da arte de nosso tempo.

“Lá Vai Noiva ou, A Noiva Despida D’aprés Duchamp” contou com a coordenação geral das artistas Lúcia Avancini e Marilou Winograd e mais de cem artistas para sua mostra de inauguração em março de 2012 na galeria do SESC - Nova Iguaçu. Permanecendo no local até o mês de abril, a mostra seguiu para o Espaço CEDIM, no Centro do Rio de Janeiro. Esta etapa ocorreu no mês de maio, com certa redução no número de artistas por conta das restrições do local.

A mostra seguiu sua itinerância subindo a serra com a produção do Coletivo Serra Elétrica e coordenação
adjunta de Bernardo Domingos e ficou em cartaz até o último dia 17/08 no Espaço Cultural São Pedro da Serra, encaixando-se no programa de exposições mensais do espaço. Tendo em vista a repercussão da mostra durante o evento que marca sua inauguração - a Martelada Jam Session - bem como durante a primeira semana de exposição no local, propomos fechar a itinerância com chave de ouro no amplo Salão Multiuso do Teatro Municipal de Nova Friburgo, entre 07 e 27 de setembro, com os mesmos trinta e cinco artistas visuais que participaram da edição em São Pedro da Serra.

Para esta última edição da exposição, prevemos um coquetel de abertura, no dia 07/09 e uma palestra sobre Marcel Duchamp e a Exposição na última semana da mostra, ambos abertos ao público geral.



**Bernardo Domingos de Almeida é formado em História da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e possui textos publicados em sites especializados (revista dezenovevinte), com participações em colóquios e seminários. Por dois anos, entre 2006 e 2008, foi estagiário de curadoria no Museu da Chácara do Céu, IPHAN (RJ). Desde 2010 coordena ações de mediação artística e crítica junto ao público espontâneo e grupos escolares em exposições de artes visuais, atuando em locais como a Casa França-Brasil (RJ) e o Centro Cultural dos Correios (RJ). Neste mesmo ano, começou a lecionar a matéria na Rede Estadual de Ensino em Nova Friburgo, estando lotado no C.E. Emília Roschemant, em Riograndina. Trabalhando em parceria com o Espaço Cultural Educari São Pedro da Serra, desde o início deste ano coordena o programa de exposições coletivas mensais “Insaciáveis”. No fundo, entrou nesse barco por ser desenhista de nascença, tem a criação artística por compulsão e a vivência estética por paixão. Realizou duas individuais em Niterói (RJ) e participou de diversas coletivas no Rio de Janeiro e Nova Friburgo.