sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Projeto Banda na Praça homenageará Altamiro Carrilho e Maestro Severino Araújo

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, apresentará o projeto Banda na Praça, no próximo sábado, dia 25, às 17 h, no coreto da Praça Getúlio Vargas, com a Banda da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense. A Euterpe, que estará comemorando seu sesquicentenário no ano que vem, tem mais um motivo para festejar; na semana passada, ela recebeu um reforço de 19 instrumentos para a Escola de Música Maestro Samuel Antonio dos Santos, através de recursos repassados pelo Ministério da Cultura, por meio do edital “Apoio às Bandas”.
 
 
Segundo o maestro Nelson José da Silva Neto, que também é professor da Escola de Música, “os novos instrumentos permitirão o acesso de um número maior de alunos, de várias faixas etárias, às aulas práticas. Para ele, “a escola de música da Euterpe está bem suprida de instrumentos, pois, no ano passado, através do programa “Voluntariado BB Emergencial”, nos foram repassados recursos pela Fundação Banco do Brasil e pudemos adquirir também flautas, clarinetas, saxofones, trombones, trompas, entre outros.
 
No repertório da Euterpe estarão canções como: “Anos Dourados”, “Samba do Avião”, uma seleção de Marchinhas e de músicas de Tim Maia, “Rindo à toa”, “Estão voltando as flores”, entre outras. A banda fará ainda uma homenagem ao flautista Altamiro Carrilho e ao maestro Severino Araújo que esteve à frente da Orquestra Tabajara durante 70 anos, falecidos recentemente. Carrilho gravou mais de 100 discos, compôs mais de 200 canções e se apresentou em mais de 40 países, levando o chorinho brasileiro para o mundo. Severino Araújo foi um dos pioneiros na fusão do jazz ao choro na música brasileira e fazia as domingueiras dançantes no Rio de Janeiro.


Fonte: http://novafriburgo.rj.gov.br/2012/08/projeto-banda-na-praca-homenageara-altamiro-carrilho-e-maestro-severino-araujo/#ixzz24U83Z7x4