quinta-feira, 17 de maio de 2012

Governo Municipal reabre a Casa de Cultura de Riograndina


Serginho recebeu abraços das crianças que tem a Casa de Cultura como referência

O prefeito Sérgio Xavier reabriu no dia 14 a Casa de Cultura de Riograndina, destruída após a tragédia climática de 2011. Não foi apenas o resgate de um prédio, mas sim um projeto de salvaguardar a memória histórica de um povo, para que se perpetue para essa e para as próximas gerações.

Segundo Serginho, em seu discurso, é muito importante ver a comunidade presente, participando e fazendo sua própria história. Acrescentou ainda, que muitos não acreditavam que o Casarão de 1873, depois de ser invadido por 4 metros e meio de água e lama, pudesse ser recuperado, mas com planejamento isso foi possível. Esse trabalho, disse o prefeito, reflete na qualidade de vida de todos. Para ele, é importante que as pessoas façam um tour pela cidade de Nova Friburgo, para conhecê-la melhor e vê-la ressurgindo.


Secretário de Cultura, David Massena, agradeceu aos parceiros pelo empenho.

Para o secretário de Cultura, David Massena, nada é fácil de ser realizado, mas é preciso que haja projetos adequados para se conseguir verbas e sobrepor-se à burocracia, pois há uma lei de preservação e não há caminho melhor que o da cultura para a reconstrução, como um todo. Para isso, completa, é preciso que haja mais políticas culturais, pois só a arte é capaz de transformar.

O evento foi cercado de música, a começar com o Bloco Estação do Rio Grande, que foi um dos grandes incentivadores da reconstrução da Casa de Cultura, onde mais de 300 crianças têm aulas como: violão, teatro, música, artes, entre outros cursos. Depois, o tenor Agni Silva de Souza cantou à capela os hinos Nacional e o de Nova Friburgo.


                               Alunos da oficina de música apresentaram-se ao público

De acordo com a gerente de Patrimônio Histórico, Lilian Barreto, a Casa de Cultura de Riograndina teve seu espaço recuperado, além de ter recebido em seu entorno o lambrequim rendilhado totalmente restaurado, pois isso é muito representativo numa construção. O telhado, que era um grande problema, recebeu madeiras e telhas novas. Essa recuperação foi emergencial, para que mais tarde a casa possa ser restaurada como ela merece, completa Lilian. Da verba de 97 mil e 300 reais destinada à obra, 80 mil foram para a recuperação do espaço em si e o restante foi usado na compra de instrumentos musicais, computadores, mesas cadeiras, caixas de som e aparelhagens, além de todo material para o funcionamento da Casa de Cultura.

Numa parceria com o IPHAN, Lilian informa que futuramente serão recuperados: o casarão do Nova Friburgo Country Clube, o prédio Parque Hotel, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, e a Praça Getúlio Vargas, que receberão, inicialmente, obras emergenciais, mas já existe um projeto para incluir a restauração desses casarões. A Capela de Santo Antônio e a Fonte do Suspiro, no Centro, também estão nesse pacote. Para Lílian, esse trabalho não está sendo feito em benefício de uma só pessoa, ou órgão, esse projeto é realizado em prol de toda uma comunidade. Disse ainda que é preciso tornar os bens históricos vivos e o tombamento confere a permanência legal na sociedade.

Fotos: Leonardo Vellozo

Fonte: http://novafriburgo.rj.gov.br/2012/05/governo-municipal-reabre-a-casa-de-cultura-de-riograndina/#ixzz1zm4qK6BW