RELATÓRIOS DE ATIVIDADES 2013

As ações da Secretaria, em 2013, tiveram como objetivo central o atendimento às metas dos Planos Nacional e Municipal de Cultura, consistente na implantação de um modelo de gestão que pudesse contemplar a participação não apenas dos produtores multiculturais e a classe artística em geral. Também, os demais setores da sociedade interessados na produção cultural e na economia da cultura - gerando emprego e renda, assegurando, desta forma, o amplo diálogo sobre as políticas públicas de modo a garantir a democratização do acesso aos bens e serviços e a fruição destes e a diversidade que deve permear a produção das variadas manifestações artísticas.

Neste sentido, a preservação do patrimônio cultural material e imaterial do Município, bem assim sua promoção e divulgação permeou os programas de ação adotados durante o exercício de 2013; o apoio aos projetos de formação cultural e artística junto às Instituições de ensino, notadamente a rede pública; e a reorganização dos equipamentos culturais que necessitam de reformas modernizadoras importantes na formação de platéia.

Segue abaixo breves relatórios das ações e atividades da Secretaria ao longo de 2013, sendo forçoso sua complementação após a reunião dos dados ainda a serem disponibilizados.

AÇÕES DA SECRETARIA DE CULTURA - 2013
  
·        Levantamento da capacidade instalada nas unidades, espaços e equipamentos culturais. Verificação das necessidades. Mapeamento de danos – todas as unidades e equipamentos.

·        Conselhos Municipais de Política Cultural e de Patrimônio Cultural inativos desde maio/2012. Desarticulação das Setorais.

·        Indicação de representantes da Secretaria junto aos Conselhos de Turismo, Meio Ambiente, Idoso e da Juventude.

·        Música na rua – continuidade do projeto “Banda na Praça”.

·        Fortalecimento da Cultura Popular – Jornada de Folias de Reis/Conselheiro Paulino. Apresentações de grupos locais de capoeira. Projeto Alabé – I Encontro de Ogãs.

·        Reestruturação do Projeto da Oficina de Artes de Nova Friburgo.

·        Patrimônio histórico. Reestruturação do Pró-Memória. Início da Digitalização do acervo.

·        Funcionamento dos equipamentos culturais. Retomada das obras de reforma na antiga residência do Barão de Nova Friburgo. Reforma no Centro de Artes – sala de exposições e no Teatro casa o Centro de Arte.

·        Manutenção do blog da Secretaria casadaculturanf.blogspot.com.br

·        Prorrogação e Readequação do Convênio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro – PADEC.

·        Prorrogação e Readequação do Convênio do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, com objetivo de estimular e fortalecer a rede de criação e de gestão cultural tendo como base os Pontos de Cultura.

·        Gestões, através do Fórum Serrano, junto aos órgãos da Superintendência do MinC RJ com  vistas ao agendamento de audiência com a Ministra da Cultura parta tratar de reivindicações no sentido de fortalecimento de políticas públicas cultura no esforço de recuperação da região serrana.

·   Apoio integral aos grupos locais nas diversas manifestações cultuais – música, teatro, dança, artes plásticas, audiovisual, economia criativa, artesanato, entre outros.

·        Retomada da parceria com as Colônias. Implantação e execução do calendário de solenidades oficiais comemorativas da Data Nacional de cada país representado. Participação das Colônias nos festejos de comemoração do aniversário do Município – Desfile cívico-militar e Festa das Colônias, na Praça do Suspiro.

  • Retomada da parceria com o SEBRAE - RJ, em Nova Friburgo.


·        Viagem oficial à Suiça com vistas ao início das tratativas para o estabelecimento de parcerias e cooperações no âmbito do projeto “Nova Friburgo 200 anos”. A Comitiva integrada pelos Secretários de Governo e de Cultura participou de extensa programação e reuniões com autoridades e organismos privados. A visita contou cm a participação da Orquestra Sinfônica Campesina Friburguense que se apresentou em vários concertos com orquestras locais.   

·        Criação de Grupo de Trabalho em conjunto com outras Secretarias para elaboração do projeto básico para a realização dos festejos do Aniversário da Cidade, ficando definido no calendário que o mês de maio dedicado às Colônias e participação no Desfile de 16 de maio.

·        Início das tratativas com SESC-RIO visando a retomada da parceria institucional.

·        Início das tratativas com SESI-RJ visando a retomada da parceria institucional. Caravana Cultural – show da cantora Zélia Duncan nas comemorações do aniversário do município.

·        Participação na Jornada Mundial da Juventude, em apoio à Mitra Diocesana de Nova Friburgo. 

·        Realização da III Conferência Municipal de Cultura, etapa das Conferência Estadual e Nacional. Revisão do Plano Municipal de Cultura e escolha de delegados representantes junto à Conferência Estadual.

·        Retomada dos procedimentos administrativos com vistas ao prosseguimento das obras de construção da Praça PEC-CEU´s, no bairro de Olaria, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2014.

·        Participação efetiva na coordenação do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura no Estado Do Rio De Janeiro.

·        Prospecção junto aos setores públicos e privados visando ao estabelecimento de parcerias.

·        Apoio integral ao “Carnaval da Família”.

 

·        Apoio ao Sesquicentenário da Banda Euterpe Friburguense.

·        1ª Exposição em comemoração ao aniversário do artista Alberto da Veiga Guignard no auditório da Casa da Cultura.

·        Estudos para implantação do Polo Audiovisual em Nova Friburgo.

·        Apoio à produção de espetáculos de artistas locais para o evento Jornada Mundial Da Juventude.

·        Disponibilização dos espaços culturais para apresentações e ensaios de todas as manifestações artísticas de grupos em atividades no Município.

·        Criação de Grupo de Trabalho com vistas à implantação do Projeto “Música nas Escolas”, nos moldes do implantado nas escolas municipais de Barra Mansa – RJ.  

·        Viagem do Secretário à Suíça, acompanhando a Sr. Vice-prefeita, Dra. Grace Arruda.

·        Apoio à Banda de Música Campesina Friburguense na viagem à Suíça, onde se apresentou em vários concertos representando o Município.

·        Criação de grupo de trabalho para desenvolver ações em cooperação com a Secretaria Municipal de Educação.

·        Apoio a 54ª Edição dos Jogos Florais de Nova Friburgo.

·        Realização da III Conferência Municipal de Cultura, parte integrante das etapas Estadual e Nacional.

·        Apoio às Festas do Japão, da Suíça e do Líbano.

·        Apoio ao Festival de Inverno do Nova Friburgo Country Club.

·        Fortalecimento de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação nos projetos “Mais Cultura”, “Música nas escolas” e “Nova Friburgo Mais Artes”.

·        Apoio ao projeto Circuito Estadual das Artes.

·        Apoio à realização do Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo 11ª Edição.

·        Restauro e revitalização da Praça Getúlio Vargas – reuniões do Departamento de Patrimônio Histórico com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; realização de audiência pública para colher subsídios para elaboração do projeto.

·        Apoio à realização da Festa da Flor.

·        Apoio à realização do I Encontro do Projeto Alabé Axé, versando sobre as tradições culturais afro-brasileiras.

·        Apoio ao grupo Academia Friburguense de Rimas – apoio a proposta de aprendizado na arte do Rap .

·        Concerto do Projeto “Banda na Praça” realizado pela Banda Campesina Friburguense nas comemorações do 103º aniversário de criação do Sanatório Naval de Nova Friburgo.

·        Apoio a Festa da Cerejeira, em Florândia da Serra.

·        Aniversário da Cidade – Participação no desfile de 16 de maio – Banda de Tambores do Ponto de Cultura de Olaria.

·        Aniversário da Cidade - “Festa das Colônias”, na Praça do Suspiro, com a participação das Colônias. Apresentação de shows variados. Show da cantora Zélia Duncan, parceria com SESI-RJ.

·        Realização da festa “Riograndina Cultural”, Ponto de Cultura de Riograndina.

·         Realização da solenidade de Hasteamento das Bandeiras, por ocasião das comemorações da data Nacional de 10 (dez) países representados pelas Colônias.

·        Participação nas comemorações do Dia de Olaria.

·        Comemoração do Dia Internacional da Mulher, evento realizado no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura com extensa programação cultural.

·        Apoio ao Festival Varilux de Cinema, Secretaria Estadual de Cultura RJ.

·        Apoio ao Programa “Agentes de Leitura”, da Secretaria Estadual de Cultura RJ. Divulgação do Edital e inscrições.

·        Lançamento do Edital do Projeto “Friburgo Mais Artes 2014”, em parceria com a Secretaria de Educação.

·        Lançamento do CD “Sem cera”, de Fábio FG.

·        Apoio ao Seminário sobre o tema "Meio Ambiente Laboral e prevenção de Acidentes de Trabalho", realizado pela Procuradoria do Trabalho no Município de Nova Friburgo. 

·        Exposição “Poeira Invertida III”, reunindo cinco renomados artistas plásticos: Dirce Montechiari, Luzia de Lima, Magda Sheeny, Marilu Andrasan, Patrícia Machado e Rose Aguiar.

·        Apoio ao Festival Cultural de Amparo.

·        Incorporação da Subsecretaria de Eventos.

·        Criação de Grupo de Trabalho para elaboração de projeto com vistas à realização de Festa Literária em 2014, em parceria com a Academia Friburguense de Letras.

·        Criação de grupo de trabalho com vistas ao estabelecimento de Termo de Cooperação com Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

·        Apoio ao II Grupo de Bio-arquitetura – EBA.


·        Apoio ao Grupo Setorial de Audiovisiual.



TEATRO MUNICIPAL LAERCIO RANGEL VENTURA

  1. Levantamento da capacidade instalada equipamento; correção e reparos nos equipamentos/partes danificadas. 
1.1    Limpeza das partes externas e isolamento (tapumes), das áreas degradas no acidente climático na Praça das Colônias e Anfiteatro.1.2    Pintura do foyer.
1.3    Aquisição de uniformes para servidores.
1.4    Reforma integral do sistema de ar condicionado central.
1.5    Substituição de todas as lâmpadas de serviço – plateia, áreas de circulação, administração, camarins e palco.
1.6    Substituição das baterias do gerador.
1.7     Substituição da rede de esgoto dos banheiros masculino.
1.8    Limpeza das fossas,
1.9    Capina nas partes externas do Teatro e na Praça das Colônias.
1.10 Retirada de material resultante do deslizamento na encosta.
1.11 Reparos no sistema de áudio – equipamento de som.
1.12 Instalação de rede wi-fi para atendimento aos funcionários e usuários do Teatro.
1.13 Substituição de cabos e extensões elétricas.
1.14 Recuperação das portas e fechaduras dos sanitários da Praça das Colônias.
1.15 Substituição do disjuntor do quadro de força por 200 amperes.
1.16 Instauração de processo licitatório para aquisição de materiais de reposição no rider de iluminação cênica.
  1. Instauração de processo licitatório para contratação de empresa especializada na confecção de projeto de segurança contra incêndio e pânico, tendo sido entregue o laudo de exigências, ora em fase de complementação para a entrega do certificado definitivo de aprovação.
  2. PRAÇA DAS COLÔNIAS – Projeto de reforma a ser executado com recursos do PRODETUR - celebração de convênio.
OCUPAÇÃO DO TEATRO

Espetáculos apresentados de janeiro a dezembro/2013 – 93
Eventos diversos (seminários, palestras, reuniões, workshop etc...) – de janeiro a dezembro de 2013 – 54  
Público pagante: 25.447
Público não pagante: 11.988
Público total: 37.435


Total arrecadado para o Fundo Municipal de Cultura: R$ 45.145,42


ATIVIDADES DA OFICINA DE ARTE - 2013


Em 2013 a Oficina de Arte passou a receber alunos de todas as idades, independente de estarem ou não, na Rede Pública Municipal.

Ampliação do horário de funcionamento de 08h às 21h

A Oficina de Arte passou a disponibilizar suas dependências – auditório, salão de dança e salas de Oficinas para a Associação dos Artistas, Setoriais de audiovisual, economia criativa e teatro, entre outros, em suas diversas manifestações artísticas.

Celebração de Convênio com a Sociedade Musical Campesina Friburguense, visando a ampliação das Oficinas, workshops, seminários, mostras de artesanato e apresentações externas.

A Oficina de Arte promoveu o atendimento a 1.200 inscritos, nestes três equipamentos e fecha com 1200 atendimentos.

Realização de workshops de aperfeiçoamento para professores e oficineiros, com uma equipe do Rio de Janeiro, nas áreas de música, dança e teatro.

Participação, em conjunto com a Banda Campesina Friburguense, nas atividades e desfiles de 16 de maio e 07 de setembro, na sede da Campesina Friburguense, nos bairros de Lumiar e Amparo, e, em conjunto com Mitra Diocesana na confecção dos tapetes da Semana e Corpus Christi  e nas comemorações durante a Jornada Mundial da Juventude.

A Oficina de Arte, em parceria com a Associação de Pais e Amigos, realizou, também, cursos (iniciante) de Canto, Capoeira, Teatro e Dança Circular, e Canto Coral e ensaios do Coral Suíço.

Parcerias com a Secretaria de Educação para reuniões e projetos pedagógicos desenvolvidos no ano de 2013 pelo Projeto Mais Educação.

Parceria com o Instituto Francisco Faria para a realização de Oficinas de Teatro, Canto Coral e Artes Circenses, na sede do Instituto.

Apresentações realizadas, com o Projeto Pedagógico voltado para as Colônias de Nova Friburgo em Lumiar, São Pedro da Serra, Amparo, Centro, Olaria; apresentações na Oficina Escola, no Teatro Municipal, na Campesina Friburguense.


FUNDAÇÃO D. JOÃO VI - PRÓ-MEMÓRIA

I - INTRODUÇÃO 

            O presente relatório tem como objetivo dar conta das atividades deste setor no período compreendido entre agosto a novembro de 2013 conforme solicitação da Subsecretaria de Cultura, razão pela tratam-se de informes gerais sobre o órgão. Por falta de pessoal e equipamentos este relatório não é conclusivo, mas em um segundo momento serão fornecidas informações detalhadas e documentadas (inclusive fotograficamente) de forma a demonstrar uma série de equívocos técnicos ocorridos neste setor em anos anteriores. A falta de conhecimentos mínimos na gestão do acervo acarretou uma série de danos, alguns irremediáveis. Foram observados também a indisponibilidade de relatórios das gestões anteriores.

            Ao assumir a direção do Pró-memória de Nova Friburgo em janeiro de 2013, a atual administração verificou a existência de alguns problemas motivados em parte pelas mudanças sucessivas de endereço ocorridas em breves períodos, mudanças estas feitas de forma absolutamente leiga trazendo danos ao acervo. Os danos advindos daí em seus pormenores não estarão neste relatório ainda já que com a escassez de funcionários, materiais e infraestrutura, os esforços tem se concentrado na revisão do acervo e na preparação da documentação para digitalização cuja contratação ainda pende de estudos e destinação de recursos, no atendimento ao público e na atenuação dos descompassos causados pela atuação de direções anteriores, nos últimos anos. 

A -   Situação geral do acervo a partir de Janeiro 2013.

1. Climatização - nesse período supracitado todo o acervo encontrava-se sem nenhum tipo de climatização (temperatura e umidade), mesmo com os equipamentos principais, os desumidificadores, disponíveis. A ausência desta ação mantinha o acervo com umidade e temperatura muito acima do desejável concorrendo para a deterioração do mesmo. A prova inconteste era o mal cheiro do acervo e presença de colônias fúngicas localizadas nas estantes 19.190/19.194 e 11110/11.116. Atualmente, o acervo encontra-se climatizado faltando ainda acionar a quarta máquina desumidificadora de forma a dar conta da intensa umidade que chega ao seu pico máximo, neste período de verão. Neste momento o mal cheiro já não existe o que sugere a ausência de esporos e colônias fúngicas em atividade.

  Item 2 – Acesso às fontes de pesquisa – apesar de atenuadas significativamente as dificuldades de recuperação da informação ela ainda não está perfeita. O acesso estava relativamente precário já que na arrumação, após mudanças, parte do acervo não obedece à localização descrita nas estantes, o que não raro acarreta maior demanda de tempo na busca destas para Essas dificuldades estão praticamente superadas. A partir do momento em que ocorrer a mudança definitiva do acervo, esta limitação será absolutamente superada.  

Higienização técnica

      Ao que tudo indica esta rotina não vinha sendo obedecida já que não existe neste setor qualquer ferramenta, equipamento e/ou formulários descritivos dessas ações. Essa atividade precisa ser restabelecida de forma sistemática. A higienização possível de ser feita foi  superficial de forma a minimizar os danos ao acervo, entretanto não atende aos níveis desejáveis.

Acesso do público ao acervo

      Encontramos um acervo praticamente sem usuários seja em função da antiga “operação de digitalização” com interdição do acervo, seja em função das mudanças de endereço. Neste momento temos um público que ainda não tem o volume que seria desejado mas a realidade está mudando conforme se pode ver nos números de atendimentos abaixo demonstrados. Neste momento os registros são de pesquisas sistemáticas de nível acadêmico, como trabalhos de final de curso, dissertação de mestrado, pesquisas institucionais e escolares.

MESES
Nº DE PESQUISAS DIÁRIAS
JULHO
45
AGOSTO
26
SETEMBRO
29
OUTUBRO
28
NOVEMBRO
23
TOTAL
151
Demonstrativo a partir de julho

OBSERVAÇÃO: Este número de usuários está muito abaixo da capacidade do acervo em condições normais, porém, em função da falta de mobiliário  e funcionários não podemos fazer nenhuma provocação às escolas, instituições públicas e público em geral. O atendimento atual está na ordem de um pesquisador por dia, mas este número pode ser aumentado em pelo menos dez vezes se considerarmos pesquisas individuais, e, se provocarmos visitações em grupo (escolas por exemplo), o que é desejável, ao setor, este número pode ser ainda  muito maior. Além disso, no momento em que órgão puder disponibilizar o acervo na rede de computadores será dado um salto qualitativo na dimensão desejável.

B-    Rotinas em curso

Revisão do acervo

            A maior demanda nesses 12 meses de atuação neste setor tem sido a revisão do acervo e recontagem das peças do acervo: fotografias – encerrado. Foram recontadas mais de vinte mil fotografias. Pastas temáticas – em fase final. Este conjunto constitui um dos fundos mais volumosos do acervo.

Atendimento ao público – em curso conforme quadro apresentado na página 03 deste relatório. Apesar das mudanças terem acarretado o aprofundamento do desconhecimento da existência do “Pró-memória”, o atendimento ao público tem sido feito de forma satisfatória sem que as nossas limitações estruturais tenham reflexo importantes sobre as pesquisas dos usuários que nos tem abordado neste período. Entretanto, é preciso atualizar quantitativamente o mobiliário para que possamos receber mais pesquisadores seja de forma individual ou em grupo. É desejável, por exemplo receber escolas, mas não dispomos do mobiliário (mesas e cadeiras) necessários.

C -  PROJETOS APRESENTADOS

Desinfestação do acervo

Como este acervo nunca passou por uma desinfestação técnica adequada considerando a natureza dos materiais que o compõe e segurança dos funcionários foram pesquisados vários métodos de desinfestação e higienização que correspondessem às necessidades deste setor e que estivessem atualizados como literatura nacional e internacional. Por vários meses buscamos sites de instituições que possuem guarda de acervo em suporte de papel e foram indicados dois métodos absolutamente atuais eficientes, baratos e seguros que podem ser aplicados ao nosso acervo, são eles o método por congelamento e anóxia. No momento aguardamos decisão relativa à mudança da Fundação D. João VI – Prómemória e estrutura material para esta tarefa.

Projeto de digitalização do Pró- memória - elaboração de projeto de digitalização da Fundação D. João VI – Promemória de Nova Friburgo para enquadramento na Lei Estadual de incentivo à Cultura.

D -   Perspectivas.

A Fundação D. João VI é uma instituição que já possui absoluta inserção junto à comunidade friburguense e por isso precisamos avançar. Acreditamos que uma vez sanadas as limitações da superfície sobre a qual atuamos, com a criação da reserva técnica, laboratório, infraestrutura incluindo o quantitativo de pessoal adequado, teremos um centro documental mais eficiente o que significa dizer: ampliação do acervo com inserção de novas fontes pertinentes à História de Nova Friburgo, que se encontram neste município e fora dele, conservação das fontes, disponibilização das mesmas ao público escolar, acadêmico e a população em geral. De forma sistemática necessitamos de diálogo com outras instituições congêneres e universidades. Por último, não menos importante, precisamos iniciar a produção de informação de qualidade seja através de livros, revistas, em diferentes suportes, exposições e cursos, portanto, dar à Fundação D. João VI-Pró-memória de Nova Friburgo a dimensão que ele merece e que de fato nunca teve. Portanto, vamos colocar o Pró-memória, que deve se constituir no momento devido, em arquivo público, no seu devido lugar e este é o momento para alcançarmos este objetivo.

 ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO CULTURAL E COORDENADORIA DE PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL

1.                 Inventário dos imóveis a serem tombados: levantamento para inventário do Distrito de Amparo (ação permanente); pesquisa na Fundação Biblioteca Nacional e no Arquivo;
2.                 Inventário dos imóveis a serem tombados: levantamento do Distrito de Lumiar (ação permanente);
3.                 Acompanhamento e fiscalização da obra emergencial do Chalé do Country Clube;
4.                 Acompanhamento e fiscalização das obras de restauro e revitalização do Centro de Artes;
5.                 Projeto de restauro e revitalização da antiga Casa do Barão de Nova Friburgo, onde se encontra em funcionamento a Oficina de Artes;
6.                 Nota técnica sobre recursos nos processos administrativos de imóveis tombados;
7.                 Identificação de imóveis históricos;
8.                 Elaboração do Roteiro de Bens tombados do Centro (solicitação do Secretário de Cultura);
9.                 Participação nas reuniões de trabalho promovidas pelo IPHAN (Escritório Técnico do IPHAN Petrópolis) e a empresa Technische, responsável pelo Projeto de Requalificação Urbano-paisagística da Praça Getúlio Vargas;
10. Participação das reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente, representando a Secretaria de Cultura;
11. Participação nas reuniões do Conselho Municipal de Turismo, representando a Secretaria de Cultura;
12. Apresentação de Trabalho sobre a evolução urbana no Projeto de Mobilidade Urbana de Nova Friburgo nos auditórios da Secretaria Municipal de Cultura e na sede da Delegacia da FIRJAN;
13. Participação nas três apresentações do Projeto de Requalificação Urbano-paisagística da Praça Getúlio Vargas e suas evoluções, no Gabinete do Prefeito;
20. Participação na audiência pública convocada pela Secretaria Municipal de Cultura para discussão do Projeto de Requalificação Urbano-paisagística da Praça Getúlio Vargas realizada no Teatro Municipal Laércio Ventura.


OFICINA ESCOLA DE ARTE – Relatório da Atividades

A Oficina Escola de Arte, Ponto de Cultura de Olaria e Casa de Cultura de Riograndina em 2013 começam a receber alunos de todas as idades, independente de estar cursando a escola ou não, além de estender o seu horário de trabalho, de 08h às 21h, fazendo com que os artistas locais possam ter um espaço para o desenvolvimento de suas atividades. Passamos a contar com a parceria da Sociedade Musical Campesina Friburguense, onde foram incorporados no Corpo Docente os Professores que estavam desenvolvendo seus trabalhos no ano de 2012 e outros professores, como o de Artes Plásticas, aumentando as disciplinas oferecidas na Oficina Escola. Assumimos com o número de 861 atendimentos culturais nestes três equipamentos.

Com esta parceria conseguimos proporcionar Workshops de aperfeiçoamento para os professores, com uma equipe trazida da Cidade do Rio de Janeiro, nas áreas de música, dança e teatro. Apresentações com a Banda Campesina Friburguense junto com os alunos foram apresentadas na Semana da Juventude, (Avenida Alberto Braune), no desfile do dia 07 de setembro, na sede da Campesina Friburguense e nos bairros de Lumiar e Amparo.

Além dos cursos de aperfeiçoamento houve as atividades desenvolvidas em parceria com a Associação de Pais e Amigos da Oficina Escola de Arte de Nova Friburgo, onde conseguimos proporcionar para os artistas da cidade, espaços para ensaios para que a produção local tivesse um maior desenvolvimento. Grupos como: Família Clou, Laboratório Cênico, Grupo Trart, Bernardo Dugin, Cia. Arteira, Grupo Coreto, Fábio FG, Daniela Santi e Serrateria (batalha de MC’S).

Com a Associação de Pais e Amigos da Oficina Escola de Arte de Nova Friburgo alguns cursos foram oferecidos para a população de nossa cidade com um custo popular. Cursos como: Dança Circular, Coral Suíço, Canto Coral (Agnes), Aula de Canto e Capoeria (Mestre Santana e Mestre Pity) e Teatro (Workshop com Mariane Canela).

Parcerias com a Secretaria de Educação também foram desenvolvidas fazendo com que as dependências da Oficina fossem destinadas para reuniões e projetos pedagógicos desenvolvidos no ano de 2013 pelo Projeto Mais Educação. Além da criação do Primeiro Edital Friburgo Mais Arte que possibilita os artistas de nossa cidade levarem suas produções para as escolas de nosso município. Iniciou-se a parceria com o Instituto Francisco Faria onde aulas serão ministradas no Ponto de Cultura de Conselheiro Paulino, localizado no próprio Instituto.

Apresentações foram realizadas, com o Projeto Pedagógico voltado parta as Colônias de Nova Friburgo, nos mais variados locais: Bairros de Lumiar, São Pedro da Serra, Amparo, Centro, Olaria, apresentações na Oficina Escola, no Teatro Municipal, na Campesina Friburguense fizeram parte da agenda do ano de 2013 da Oficina Escola de Arte de Nova Friburgo. Encerramos o ano com um número de 1200 atendimentos culturais nestes três equipamentos culturais.


PONTO DE CULTURA DE RIOGRANDINA - Relatório de Atividades

            Durante o ano de 2013, o Ponto de Cultura de Riograndina ofereceu aulas de promoção cultural aos moradores. As oportunidades foram nas seguintes modalidades: violão, artesanato, dança (reorganização corporal), teatro percussão e canto coral. Mais de 130 alunos circularam pelo Ponto mensalmente durante o ano.
            A mini biblioteca voltou a funcionar para consulta e empréstimo de livros aos leitores. O acervo conta com mais de 390 exemplares.
            A partir da parceria com Associação de Moradores e Amigos de Riograndina (AMAR), foram organizados dois eventos no Distrito, podendo, assim, os alunos se apresentarem em espaço interno do Casarão e também na Praça local. O primeiro foi o “Riograndina Cultural”, realizado em maio e fez parte da programação das festividades do Mês das Colônias. Neste evento, atividades foram desenvolvidas pelos professores do Ponto de Cultura junto com seus alunos e também convidados especiais como os alunos de circo da Oficina Escola, o Coro Municipal de Bom Jardim e grupo de Lumiar . Já a “Festa Integrada de Riograndina” ocorreu Julho e foram convidadas as Escolas Municipais e a Escola Estadual do Distrito, bem como o Grupo de Folia de Reis e as associações. O objetivo de integrar as instituições em único evento foi alcançado com sucesso. Na ocasião, sete instituições agitaram o evento com barracas e atividades preparadas pelos professores e alunos. A apresentação da Folia de Reis engrandeceu culturalmente a programação da festa. Na ocasião ocorreu A Primeira Feira de Artesanato de Riograndina, organizada pelo Ponto de Cultura e serviu de incentivo aos artesãos locais, que se sentiram apoiados pela iniciativa de ser ter um espaço para exporem suas criações.
            Em outubro, o Grupo de folia de Reis recebeu apoio do Ponto de Cultura para realizar o encontro de Folias de Reis, que teve como organizador o Sr. Jorge Jacomim, folião e presidente da Folia local. Oito folias da região estiveram no evento.
            O espaço do Ponto de Cultura também foi aberto à comunidade para realização de diversas atividades. O Centro de Atenção Psicossocial de Nova Friburgo utilizou o espaço para desenvolver atividades de integração social com os usuários sob orientação do Terapeuta Ocupacional Ulisses Paranhos. As Rodas de Terapia Comunitária foi bem recebida no local e muito ajudou as pessoas que freqüentaram os encontros. Atualmente, os Jovens Adoradores de Cristo (JAC), vinculados à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizam semanalmente suas reuniões.
            Por se tratar de um prédio Histórico, recebemos mais 1000 visitantes entre os meses de março e novembro deste ano. Desta forma, abrimos espaço para recebermos grupos visitantes.
Um espaço está reservado para a principal alegoria do carnaval local, o divertido Boi do Carnaval, que se encontra exposto no porão do Casarão. Desta forma, visitantes poderão conhecer um pouco da cultura carnavalesca local durante os outros períodos do ano.
Melhorias no Porão do Ponto de Cultura estão sendo realizada por prestadores de serviços comunitários, uma parceria vinculada à Central de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Nova Friburgo. Também com esta parceria, adquirimos materiais para os nossos professores.
As Cáritas Diocesana de Nova Friburgo realizou reparos nos equipamentos de panificação da Associação de Moradores. Com isso, vislumbramos para o ano de 2014 a realização de cursos de padeiro na sede do Ponto de Cultura, numa parceria tripartite.
Durante o período de férias dos professores, o espaço estará à disposição do Bloco Estação do Riograndina do Sanba para os ensaios dos foliões e de oficina de carnaval e também = o =outras iniciativas de moradores que possam objetivar a promoção cultural em suas diversas modalidades.

ATIVIDADES DO PONTO DE CULTURA DE OLARIA - 2013

- exposição permanente de artesanato e desenho

- apresentações da Banda de Tambores em conjunto com a Banda Campesina Friburguense

- apresentação da Banda de Tambores no desfile de 7 de setembro

- apresentação da Banda de Tambores e do grupo musical de cavaquinho em festejos na Praça Dermeval Barbosa Moreira

- ensaio da Banda de Tambores no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura

- atividades em conjunto com a Biblioteca da Secretaria de Educação no projeto Contação de História pra escolas da rede pública municipal, quinzenalmente. 

    = o =